Muito em breve, iniciaremos as obras de adequação da nossa sede para abrigar a Escola de Artes & Ofícios do Centros Etievan. A reforma contará com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa juntamente com o PROMAC, por meio do projeto "Escola de Artes & Ofícios: oficinas para Alunos e Professores da EMEF Dr. José Dias da Silveira.
Agora, com a atual etapa da reforma, os banheiros e vestiários do nosso espaço serão adequados para melhor receber um público de até 100 pessoas em eventos culturais e oficinas de Artes & Ofícios para crianças e jovens da rede pública. A construção de uma nova cozinha também será viabilizada, para atender o público geral e receber alunos nas nossas oficinas de culinária, confeitaria, dança, teatro, entre outras :) !
Ampliando nosso impacto: Projeto Repórter 60+
Neste ano, iniciaremos junto com a Editora Dínamos uma nova edição do Projeto* Repórter 60+, que forma repórteres seniores e promove um espaço para a reflexão sobre o envelhecimento, o ensino de jornalismo e de ferramentas digitais para pessoas com 60 anos ou mais.
Nesta edição, o programa contará com 03 etapas:
1. Oficinas teóricas de Jornalismo e apresentação de ferramentas digitais
2. Oficinas práticas de jornalismo, com 04 palestras oferecidas por Centros Etievan abordando temas relacionados aos desafios da terceira idade; reflexões sobre essa etapa da vida e espiritualidade.
3. Exercício de campo, onde o grupo trabalha os conhecimentos adquiridos em aula em projetos práticos com a cobertura de uma matéria completa em locais ícones em São Paulo, como o Mercado Municipal, Japan House e Estação da Sé.
Mais do que o ensino do Jornalismo, o Projeto Repórter 60+ é uma oportunidade de socialização, autoconhecimento, descoberta de potencialidades, resgate de autoestima e senso de propósito para o público idoso.

*O programa conta com o apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) e é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
Imersão na Semana de Jovens 2025

Dos dias 5 a 11 de janeiro, iniciamos o ano em Barra do Piraí-RJ, por meio da edição 2025 da nossa Semana de Jovens. Durante os 7 dias em grupo, jovens e adolescentes a partir de 13 anos se uniram a nossos educadores em atividades de Meditação, Artes (música, teatro, dança e artes plásticas) e Ofícios como Gravura em Metal, Marcenaria, Agricultura, Apicultura e Herbologia.
“Nós temos que tomar decisões tão importantes, cujas consequências podem ter tantas repercussões em todos os meandros de nossas vidas, a sua e a minha, que não podemos arriscar sem antes termos conhecido um pouco melhor. Caminhar juntos, falar, comer, calar-se juntos, eis o que podemos fazer hoje. Mais tarde, creio que teremos ocasiões de agir juntos, de sofrer juntos - e é necessário tudo isso para ‘nos conhecermos’”
O Monte Análogo
Neste ano, como apoio na preparação da jornada, foi usado o livro Monte Análogo, de René Daumal. No conto, o narrador, dentre um grupo de oito homens que saem velejando para procurar o escondido e distante monte Análogo, pico que ergue-se em direção ao céu. A história do livro permeou o preparo da jornada e toda a semana, com reflexões profundas sobre o nosso caminhar na vida e o trabalho interior que trilhamos.
Assim como em O Monte análogo, o caminho do trabalho interior só pode se fazer junto aos outros. Na Semana de Jovens, nossos esforços ganharam ainda mais sentido porque estávamos todos juntos em um grupo em busca de uma aproximação interior, conhecendo um pouco melhor sobre quem somos e por que estávamos ali.

Comments