top of page
a educação no modelo etievan
Há quase 50 anos trazendo uma educação dirigida não apenas à
mente, mas também ao sentimento e ao corpo
aprendizado prático e experiencial
no qual o não saber é sempre um convite a tentar, a descobrir
preparação do ser humano
para todas as etapas da vida: de ser filhos, pai e mãe, avô e avó...
autoconhecimento
ao integrar mente, corpo e sentimento e permitir a amplitude do pensamento e abertura do coração.
PrincÃpios
modelo etievan: a história
Origem
Nathalie Etievan, filha de Jeanne e Alexandre de Salzmann, era tradutora, pilota, jornalista, locutora e pintora, mas acima de tudo, uma educadora nata. Passou sua infância e juventude na França ao lado de George I. Gurdjieff. O exemplo dele, manifestado na proposta de Trabalho interior para o desenvolvimento do ser consciente, marcaria sua vida para sempre.
A base do Modelo
A vivência destes anos trouxe as bases do Modelo Educativo Etievan, que integra o desenvolvimento do corpo, sentimento e mente em busca do conhecimento de si. A partir disso, Sra. Nathalie dedicou sua vida a apoiar adultos, adolescentes e crianças a tornarem-se mais conscientes de suas próprias capacidades interiores e aplicá-las em suas vidas.
Início de 1950
Chega na América Latina e fixa residência na Venezuela. Funda em Caracas os Grupos de Trabalho Gurdjieff e assim começa a realizar seu trabalho na educação de jovens e adultos em vários países, inclusive no Brasil.
1970
Surge o modelo
Inicia a formulação do Modelo Educativo Etievan. Definiu os princípios para criar um modelo educativo, os quais ela levou na prática e a sua própria experiência, com o objetivo de fomentar o despertar da consciência própria só acessível quando corpo, mente e sentimento estão em harmonia.
1973
A primeira escola Etievan
Junto a professores e pais interessados em levar este conhecimento às suas vidas, a Sra. Nathalie funda a primeira escola na Venezuela (Unidade Educativa Los Hipocampitos).
Novas Escolas
Entre 1980 e 1990, junto a vários professores e pais, fundou novas escolas na Colômbia, Peru e Chile.
Além das escolas, realizou outros projetos educacionais em que crianças, jovens e adultos trabalhavam este ensinamento juntos.
1989
Publica seu livro Não Saber é Formidável: A Educação para o Despertar da Consciência e o Desenvolvimento do Sentimento.
1993
O modelo no Brasil
Se inicia um trabalho de formação de adolescentes e jovens por meio de vivências práticas e imersivas nas diferentes linguagens artísticas, ofícios, convivência e trabalho colaborativo, como um meio prático de educação e preparação para a vida.
2000
Educação na Natureza
Realiza um novo projeto educativo onde jovens de diferentes países trabalhavam em um modelo autossustentável na natureza e trabalhavam junto a crianças na escola da cidade de Paují, na Gran Sabana (Venezuela).
2007
Um legado para a educação
Falece a Sra. Nathalie, fundadora do modelo Etievan. Seus alunos dão continuidade a seu trabalho em diferentes países da América Latina.
2012
Associação Centros Etievan
No Brasil, se funda a Associação Centros Etievan dando início a projetos voltados à terceira idade e a famílias, ampliando a atuação para jovens, adultos e idosos. Nasceram assim “Mar Vermelho”, “Kiu-pa” e a “Escola de Pais”.
2015
Escola de Artes e Ofícios
Alguns dos jovens e adultos que vivenciaram essas experiências se engajaram em uma formação contínua como educadores junto aos fundadores da associação. Com a equipe assim constituída, desde 2015 o Centros Etievan promove oficinas para crianças de Artes e Ofícios, tanto em formato de imersões como em parceria com escolas públicas e escolas privadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
2017
Preparando o espaço
Inicia-se um projeto de adequação do espaço da sede em São Paulo, para a criação da Escola de Artes & Ofícios.
2021
Centro Cultural Etievan
Aprovação do Edital PROMAC para a implementação do Centro Cultural Etievan na cidade de São Paulo, para sediar a Escola de Artes & Ofícios do Modelo Etievan.
2022
Um legado para a sociedade
Modelo Etievan integra pesquisa na Universidade de Sorbonne, que visa a criação de um acervo sobre a Educação Etievan e a publicação de um livro com experiências de pessoas que vivem ou viveram o modelo educativo, deixando um registro desse legado para a sociedade. (Ver mais).
2023
Se completa 50 anos do Modelo Educativo Etievan.
Históra CE
bottom of page